Buscar este blog

jueves, 19 de mayo de 2011

Crepes de fibra deliciosos

Minha mãe fazia um prato quando éramos pequenas (minha irmã e eu) que a gente adorava e que agora faço para o meu pequeno mudando algumas coisinhas..São as famosas panquecas (crepes) que aqui nesta receita, além de farinha de trigo levam aveia e farelo de trigo. Na verdade a quase todas as massas gosto de adicionar flocos de aveia por seu alto conteúdo nutricional e farelo de trigo integral, pelo aporte de fibra.

INGREDIENTES

2 xícaras de leite
3 ovos
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de flocos de aveia
1 colher de sopa de farelo de trigo

Bater tudo no liquidificador (ou a mão) e fazer as penquecas em uma frigideira antiaderente bem quente.

Com a frigideira no ponto (bem quente) adicionar uma gotinha de azeite de oliva virgem extra e distribuir a massa no fundo uniformemente (a quantidade de massa depende da espessura que queremos para o crepe, quanto menos massa mas crocante e fininha) O momento de virar a massa de lado é quando esta se solta do fundo da frigideira. 
Eu nunca aprendi a "girar a massa no ar" e uso uma espátula de madeira para ajudar no giro.
Essa receita rende entre 20 e 30 massinhas que podem ser utilizadas no momento ou guardadas em um "tupper" bem fechado durante uns 7 dias no frigorífico.

RECHEIOS

Opção 1:
Fazer um refogado com carne moída, cebola, pimentao e alho. Adicionar ovo cozido e pedacinhos de azeitona. Rechear, cubiri com molho de tomate e gratinar com queiho emental (ou outro) no forno a 200º por 20min.

Opção 2:
Fazer um purê com abóbora, queijo fundido, alho e cebola e rechear os crepes com uma fatia de queijo mozzarela em cada um deles. Cubrir com molho branco e gratinar 20min a 200º.

Opção 3:
Presunto e queijo cortados em tirinhas para o recheio e molho branco para gratinar.

Também pode-se rechear com nocilla ou banana, pedaciños de maçã assada com canela, etc. Esta receita dá lugar a uma infinidade de modificaçoes e de sabores que vao do salgado até o doce e pode ser feita para almoço, janta ou merenda.


DICA: se adicionamos mais açúcar e uma colherinha de bicarbonato de sódio podemos fazer umas "tortitas" deliciosas para o café da manhã. É só adicionar mais quantidade de massa à frigideira para que fique mais esponjosa. Faço em casa essas tortirtas para comer com mel ou nata.







2 comentarios:

  1. Ola Fernanda, q receita interessante, tentarei esta semana aqui em casa. Uma pergunta, eres espanhola mesmo? Pq vi q tem coisas escritas em português aqui também. Bjs, Ju.

    ResponderEliminar
  2. Sou "brasinhola" - de POA e vivendo na Espanha desde março de 2001.

    ResponderEliminar